Donata Meirelles destaca como a cidade de São Paulo é relevante para a produção de moda

Conhecida há muito tempo como “A terra da garoa”, a cidade de São Paulo impressiona por suas dimensões. Além do território, que possui grande extensão, as grandes proporções também podem ser observadas no fato desta ser populosa. Recebendo diariamente pessoas de todas as regiões do país (e também do exterior), a capital paulista é também celeiro de grandes nomes da moda, frisa a empresária do ramo, Donata Meirelles. Com uma vasta bagagem no meio fashion, ela traz a relevância da maior cidade brasileira para o desenvolvimento do setor.

Quem pensa em São Paulo costuma associar a imagem da cidade à agitação e reunião de várias indústrias. A empreendedora explica que esta forma de se pensar não é errada quando o assunto é o município em questão, mas há muito mais dentro dessa metrópole. A grande variedade de estilos atua como uma via de mão dupla: tais pessoas expõem a moda que é produzida e ao mesmo tempo são responsáveis pela inspiração que produzem nos criadores de diversos artigos fashion. É como se o objeto que motiva a criação se tornasse em algum momento o próprio mercado consumidor.

Como se não fosse o bastante a cidade conseguir reunir harmoniosamente estilos dos mais variados, ela também recebe alguns dos mais expressivos eventos de moda. O mais destacado é o São Paulo Fashion Week, que encontrou solo fértil para reunir relevantes nomes da moda nacional e internacional. Os destaques ocorrem tanto por conta da chegada de estilistas, quando de modelos e outras celebridades que são parte do público desse encontro fashion. Outros eventos também colorem o cenário da moda paulistana, que se mostra inserida de forma local e global, assim como ocorre em outros setores da sociedade.

A metrópole que não dorme é uma das mais velozes em se tratando da produção de artigos de moda. Pode-se compreender essa celeridade em processos de criação e produções em série a partir de um mesmo projeto. Seja no chamado mercado de “fast-fashion” ou no desenvolvimento de peças conceituais, Donata Meirelles informa que a velocidade é parceira do que se propõe a ser apresentado ao mercado consumidor, de forma que as coleções costumam se renovar em períodos curtos de tempo, apresentando sempre algo de diferente e atual à uma clientela igualmente ávida por novidades desse campo.

A área da publicidade é uma das responsáveis para que o restante do país possa conhecer o que é produzido na cidade de São Paulo. Desse modo, o que é criado na cidade chega ao conhecimento das pessoas de outra localidade de maneira rápida. A divulgação por meio das ações publicitárias é determinante para o sucesso das coleções de moda, ainda que o talento de quem as produz fale por si só em muitas ocasiões , destaca a brasileira. As compras através da internet, segundo destaca Donata Meirelles, são a comprovação de que as práticas de marketing têm se tornado efetivas nesse segmento

Os movimentos que se desenvolvem no município em questão são de várias naturezas. As ações de arte mostram expressiva influência sobre o que é adotado como moda dentro da cidade. É fato que existem peculiaridades na forma de se vestir dentro dos vários grupos sociais que a cidade de São Paulo possui e essa variedade favorece com que haja uma valorização cultural de alguns movimentos. A música, conforme ressalta a empreendedora, surge atrelada à criação de moda característica de algumas áreas da cidade, tornando-se tendência em outras regiões do país.

Que a cultura está de alguma maneira envolvida com o que se adota como tendência fashion, vale ressaltar que há várias vertentes da moda convivendo em harmonia dentro de um mesmo espaço. Basta que se dê uma volta pelas mais movimentadas avenidas de São Paulo para se perceber que pessoas em ternos bem cortados dividem território com jovens fantasiados de seus personagens favoritos. O cosplay, assim como a alfaiataria, consegue encontrar lugar na mesma cidade, de modo que esse contraste é algo costumeiro e que permite com que haja liberdade de se criar peças que atendam públicos diferentes.

Em virtude de ser reconhecido como um lugar que produz oportunidades de trabalho, o município de São Paulo consegue atrais indivíduos provenientes de culturas das mais diversas, salienta Donata Meirelles. Tal variedade não se limita a pessoas que chegam de outros estados. Há estrangeiros em busca de atividades turísticas e até mesmo os que almejam reconstruir a vida na cidade. A empresário enfatiza que esse grande número de influências culturais se reflete cada vez mais no que é produzido no meio fashion.

Assim como ocorre com a alta costura, os movimentos populares da moda são vistos na capital paulista. O Brás, por exemplo, é uma região da cidade que reúne vendedores e um grande número de clientes diariamente. Em se tratando de datas comemorativas, a movimentação na área se torna ainda maior, já que muitos profissionais vêm em busca de produtos para a revenda em outras cidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *